Moda para sobreviver ao Inverno

25 de junho de 2016 , In: Moda
0

O inverno chegou a pouco, mas para quem mora na região sul do Brasil, o frio já bateu a nossa porta desde o início do outono!! Acorda com 10ºC já virou rotina.

Todo mundo fala que as pessoas ficam mais elegantes no inverno, ok amiga pode ser, mas nem sempre manter a elegância e ficar bem quentinha estão associadas. A verdade é que tem dias que queremos mais é sair enrolada em uma coberta.

Mas para a nossa alegria uma peça típica do vestuário dos gaúchos(que faz vias da coberta) ganhou uma atenção fashion e está super em alta! Do que eu estou falando?? Do Poncho, Pala, chama como tu quiser!

Gaúcho no campo de poncho

Gaúcho no campo usando o poncho

Ponchos e Palas fazem parte da indumentária característica do gaúcho. O gaúcho do meio rural usa-o para proteção do frio e do vento, – Porque encarar a geada de manhã cedo não é fácil. E do campo para as cidades ainda se pode vê-lo em dias frios como sobretudo. E ainda serve como cobertor improvisado.

Poncho é um termo gaúcho, enquanto Pala vem da cultura indígena.
Pala é uma peça retangular, com franjas nos quatro lados e listras no sentido do comprimento. Nem sempre tem gola, em geral seu decote é apenas um corte vertical.
Pala-poncho: de lã industrializada, retangular com cantos arredondados e com franjas.
Poncho: de lã grossa. Costuma ser azul escuro, circular ou oval. Não tem franjas nem listas; a gola é alta, abotoada e há um peitilho na frente.
Bichará: É um pala feito em tear manual com lã de ovelha, quase sempre crua; é feito de dois panos, tecidos um de cada vez e costurados fora do tear, com abertura para a cabeça. Tem origem jesuítica e era usado pelos índios guaranis.
Capa: a capa foi introduzida entre nós no começo do século XX, a partir da capa espanhola, aberta na frente, usada por cavaleiros em montarias.
Claro que além da cultura gaúcha, vemos o poncho presente em pais da América Latina, não é uma exclusividade daqui,  e por isso a moda se apropriou dele para criar estampas e cores para essa peça.
O Poncho feminino também pode ser chamado de Mantela. São peças curingas para o inverno, podem ser usados tanto em looks mais casuais como formais. Grandes marcas como Louis Vuitton e Burberry também criando modelos que são desejo de consumo.
Poncho da LV

Poncho da LV

Poncho da Burberry

Poncho da Burberry

Mas cuidado!! Geralmente são peças estampados e coloridos use cm roupas de cores neutras.
Poncho Étnico com muitas cores

Poncho Étnico com muitas cores

Abuse dos truques de styling como marcar a cintura com cintos por cima ou por baixo do seu poncho para deixar o look mais fashion é atualizado.

Poncho com cinto para marcar a cintura

Poncho com cinto para marcar a cintura

Poncho com franjas no estilo Folk

Poncho com franjas no estilo Folk

Clarooo que euzinha, a pessoa que mais sente frio no mundoooo, também tenho um poncho para chamar de meu!! O modelo que eu escolhi é bem amplo, parece um cobertor mesmo, e a estampa não é tão colorida.

Look da Tay - Poncho da Biamar by Habituee Moda e Beleza

Look da Tay – Poncho da Biamar by Habituee Moda e Beleza

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE
23 de maio de 2016

Afinal o que é a Criolipólise?

Estilo de Vida
LER MAIS
17 de setembro de 2015

O poder da camisa branca

Moda
LER MAIS
25 de novembro de 2015

Maratona de ideias

Estilo de Vida, Eventos
LER MAIS

Tayne Alcântara

Publicitária com licença para criar e fazer tudo que acredita.

Nestes últimos anos experimentei a vida de empreendedora e abri com a minha amiga e sócia a nossa empresa de eventos (Cereja Criativa) e realmente achei o meu lugar. O Blog Achados da Tay é onde compartilho tudo que encontro, experimento, vivo no meu dia a dia, e por causa dele surgiu o Bazar da Tay, um evento voltando ao slow fashion. Te convido a entrar neste meu mundo louco e cheio de ideias, experiências, dicas, lugares, eventos e tudo que for de bom. Propague boas ideias!!!