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Maratona de ideias

25 de novembro de 2015
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Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que, neste final de semana, participei, em Porto Alegre, do curso de Marketing Digital promovido pela Fabulosa Ideia.

Maratona Digital

Um dos momentos da Maratona Digital

A Maratona Digital foi uma experiência ótima que agregou muito como profissional, principalmente para os meus planos em relação a 2016.
Estar atualizado, principalmente quando o assunto é marketing digital, mídias sociais, novos aplicativos, é  fundamental para quem está neste meio.

Se eu tenho um conselho para todos, profissionais ou marcas, é que vocês têm um grande desafio para se aproximar, de fato, do seu cliente!

pessoas conectadas

O mundo conectado virtualmente

1) Conectado e antenado

Atenção: publicitários, marketeiros, profissionais de comunicação em geral!
Meus caros amigos, nós temos que estar cada vez mais conectados e atentos a TUDO que acontece, estamos falando em Real Time!

O atentando terrorista que aconteceu em Paris, na França, no mesmo instante em que acontecia o outro lado do mundo já estava sabendo.

Não fique achando que o seu consumidor não está conectado, porque hoje em dia, a maioria das pessoas, independente de idade, sexo, classe social, tem facebook, whatsapp, instagram e você não está prestando atenção neles!

Não perturbe

Não perturbe!

2) Não perturbe, please!

E o consumidor? Esse está ainda mais conectado e não aceita mais ser interrompido!

Sabe aqueles 5 segundos de propaganda no Youtube? Ninguém presta atenção na mensagem, só querem pular de uma vez.

E aí, como faz para ter a atenção dele?

Aí está o grande desafio… Você precisa entender que não adianta ter uma página no facebook, se o seu conteúdo não engaja.
Nas redes sociais as pessoas se relacionam por interesse, não existem mais barreiras sociais, climáticas, etárias, raciais.
Não interrompa, interaja e engaje!

Quem nunca marcou uma fotinho na # da marca porque queria ter a sua foto compartilhada por ela?!? Acredito que são bem poucos. – Olha as latinhas de Coca-Cola com o seu nome ai!

Qual é o futuro?

Qual é o futuro?

3) TV e Rádio ameaçados?
Desde que estudo sobre comunicação, sempre que surge uma nova mídia, vem aquele falatório que vai acabar com as outras. Faz anos que o Cinema está acabando, que a Rádio não tem mais futuro, que a TV não passa de amanhã!

NÃO!! Na minha opinião, os meios massivos não irão morrer, pode ter certeza, eles apenas vão ter que aprender a se reformular para este público cibernético. O antigo formato de comunicação em que o espectador era passivo, esse sim, está acabado.

A TV tem que entender que ela não vai acabar com o Netflix, muito pelo contrário, ela deve é se unir ou criar algo similar. Os usuários querem muito conteúdo pagando pouco.

A internet não tem mais volta! Então caros empresários, investidores e profissionais do mercado, não a menospreze e trate de organizar o seu planejamento para ela.

Qual é o plano?

Qual é o plano?

4) Como planejar agora?

O planejamento continua sendo vital à empresa, mas não se agarre demais a ele, se tornando engessado e ultrapassado. A marca tem que definir quem é a sua persona e seu universo, e ficar atento ao que esta acontecendo no mundo, para saber quando e como se posicionar, e inclusive aproveitar as oportunidades!

A Friboi quando contratou o Roberto Carlos como garoto propaganda, repercutiu em todas as redes sociais, porque ele é vegetariano há anos! E como um vegetariano vai fazer campanha de carne?!?

Preste a atenção na Comunicação do Banco Itaú, é uma marca que é bem pensada para vários canais de comunicação.

dúvidas do mundo digital

Dúvidas do Mundo Digital

5) Alguém explica?

SEO?!? Você sabe o que é isso?!? Então aprenda!!! A sua marca depende disso para ser interessante para o seu usuário e ser visto pelo Google.

Sim, por que sabia que você pode ter um site lindo, mas ele estar invisível para o Google? Ou ele não está agradável para quem navega! E ai como faz?

Então se preocupa com o seu SEO na hora que você estiver criando o seu planejamento.

Google o dono do mundo

Google o dono do mundo

6) O Sr do Mundo Virtual

O Google domina o mundo, sabe tudo sobre você e não tem nada que você possa fazer sobre isso, só lamento.

Lembro quando estava na faculdade (meados de 2007 ou 2008, não sei exatamente) e que falávamos sobre uma tendência que o Google iria pegar as informações de busca, aquelas palavras que você digitava para buscar algo na internet, e ia vender para as empresas te oferecerem produtos direcionados para o que você procurava! Eis os anúncios pagos, links patrocinados e as palavras-chaves.

Hoje é só você digitar cozinha, que já começa aparecer em tudo que é site e rede social – cozinha planejada, Curso de Culinária, produtos para limpar a cozinha.

E tenho outra notícia triste para te dar, o Google e as mídias digitais são bem capitalistas e você vai ter quer pagar para aparecer (literalmente!!). Então não adianta investir em um dia e depois nunca mais, mas a sorte é que hoje, a partir de R$ 1,50 por dia tu já consegue anunciar – Ufa não é milionário!
Acorde para a internet, não importa se você está no interior ou em grandes centros, estamos todos conectados!

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Tayne Alcântara

Publicitária com licença para criar e fazer tudo que acredita.

Nestes últimos anos experimentei a vida de empreendedora e abri com a minha amiga e sócia a nossa empresa de eventos (Cereja Criativa) e realmente achei o meu lugar. O Blog Achados da Tay é onde compartilho tudo que encontro, experimento, vivo no meu dia a dia, e por causa dele surgiu o Bazar da Tay, um evento voltando ao slow fashion. Te convido a entrar neste meu mundo louco e cheio de ideias, experiências, dicas, lugares, eventos e tudo que for de bom. Propague boas ideias!!!