POST12

É possível ficar 1 mês sem compras

25 de agosto de 2015
1

Se proponha a fica 1 mês sem compras. 30 dias sem passar o cartão, sem abrir a carteira, sem cair na tentação!

1 mês parece fácil, passa rápido, barbada! Nada disso!!!

É como se propor a fazer dieta para emagrecer, vai aparecer aquela amiga te oferecendo o brigadeiro, vai ter o dia da pizza, mas tem que ter foco e determinação para alcançar o objetivo. 

O começo, quando você está criando a consciência de que não precisa daquilo, é o mais difícil. É reeducação de um comportamento, tenha calma.

Como eu consegui então? O que foi que eu fiz??

Esta ideia de roupa nova, sapato novo, bolsa nova, enfim qualquer coisa nova é algo que está totalmente na nossa cabeça. A maioria das pessoas, com que você se relaciona, não conhece as suas roupas ou não grava o que você usa, então para elas é como se fosse sempre nova. Desencana que você tem inúmeras possibilidades e nem sabia!

 1º Conheça o seu armário

A primeira coisa que eu fiz foi uma análise bem criteriosa no meu guarda-roupa! Separei por famílias as roupas – camisas, calças, saias, casacos leves, casacos pesados, etc – isso me deu uma dimensão do que eu tinha!

E deixei tudo o mais amostra possível – Roupas/acessórios escondidos caem no desuso e você na pressa do dia a dia não vai nem lembrar que ele existe. Tente colocar o máximo de peças no cabide, porque as que ficam dobradas muitas vezes ficam emboladas ou simplesmente “somem” em meio as demais, o cabide deixa mais organizado e te da mais visibilidade do todo.

– Tenha amor por arrumar o seu armário, porque assim você irá otimizá-lo e tê-lo a seu favor.

2º Planejamento de looks

Criei alguns looks previamente. Você pode criar algumas ideias de looks e anotar ou tirar foto, assim na hora que você for se arrumar você não vai ter que ficar horas olhando para o guarda-roupa e pensando que não tem o que usar.

– Na vida temos que ter planejamento e isso inclui nas roupas que vamos usar também. Você amou comprá-las né, então agora ame combiná-las.

 3º Consciência coletiva 

Avise as amigas e a família que você está com este objetivo, porque senão eles vão ficar te convidando só pra shopping e compras e não é legal! Está liberado o lazer, mas desvie das lojas e lugares caros, você está querendo economizar.

– Amigo que é amigo apoia e não fica torcendo para que você não consiga.

 4º O foco é você

O que isso quer dizer? Sabe aqueles vendedores autônomos com os seus produtos especiais – eu tenho aquele sentimento de querer ajudar,  mas neste momento o foco é você e o seu objetivo, você está se ajudando, explique que neste momento você não está podendo comprar nada!

– Quem trabalha com vendas tem que saber lidar com o não e você não deve ser o único cliente dela, então não sofra!

5º Fuja da tentação

Quando eu digo fuja da tentação é em vários sentidos!!!

Não tenha um cartão de crédito com limite alto, não fique acompanhado sites de compras na internet, desative os grupos do whats que te mandam looks das lojas, não fique indo a shopping o tempo todo. Não crie “armadilhas de consumo”.

– Ah uma coisa muito importante para nós mulheres, se você estiver de TPM não vá mesmo ao shopping!! Sim quando eu estou de TPM me da muita vontade de comprar!! comprar!! comprar!! (risos)

 6º Pense e repense

Quando você se ver em uma situação em que você vê algo muito interessante, pense se você realmente precisa, se você já não tem algo parecido no armário, se combina com o que você já tem, se vestiu bem, se você tem este dinheiro para investir … só ia você já desistiu de umas quantas peças.

– Eu estava na Zara no Shopping Eldorado em São Paulo, e eu achei uma calça jeans com um preço muito bom (R$ 139,90) no estilo que eu queria, provei e gostei com ficou no corpo, mas o cós ficou um pouco folgado, e para mim as calça Zara sempre ficam sobrando no cós, depois que começa a usar ficar pior ainda. Eu pensando dentro da loja, me dei por conta que se a calça não ficou perfeita não tinha porque comprar, então depois de avaliar muito eu deixei a calça.

 Considerações finais

A verdade é que as lojas estão ai como suas coleções novas querendo você o tempo todo. Mas a questão não é deixar de comprar, mas comprar com consciência.  Escolher algo de acordo com o seu estilo, e não só porque está na moda, escolher peças atemporais, escolher bem!  Você acaba usando sempre as mesmas peças, você precisa de muitas poucas peças!

Neste 1 mês a minha fatura do cartão baixou pela metade e eu descobri que não é quantidade mas qualidade que vale. Comprar deve se transformar em algo positivo, compre menos e melhor!

Se você é como eu que estava sempre contando o dinheiro para poder dar conta das contas do mês, que muitas vezes não consegue planejar aquela viagem porque não sobra,  então eu te convido a fazer este exercício de não comprar nada por um mês! Faça esse exercício e me conte depois!

Tayne Alcântara

Publicitária com licença para criar e fazer tudo que acredita.

Nestes últimos anos experimentei a vida de empreendedora e abri com a minha amiga e sócia a nossa empresa de eventos (Cereja Criativa) e realmente achei o meu lugar. O Blog Achados da Tay é onde compartilho tudo que encontro, experimento, vivo no meu dia a dia, e por causa dele surgiu o Bazar da Tay, um evento voltando ao slow fashion. Te convido a entrar neste meu mundo louco e cheio de ideias, experiências, dicas, lugares, eventos e tudo que for de bom. Propague boas ideias!!!