POST100

Montessori visa uma criança feliz

24 de março de 2017
0

Sempre temos a chance de conhecer novas pessoas no nosso dia a dia, seja no lazer, no trabalho ou ao acaso. E foi por uma indicação que eu conheci o casal Gilvane e Marcelo, muito preocupados com o futuro do seu pequeno Arthur, e os vi vivendo o que os meus amigos que também possuem filhos pequenos, passam quando a questão é a respeito do futuro e educação dos pequenos.

Graças a este casal eu pude conhecer um pouco mais do Método de ensino Montessori e pude aprender um pouco mais, em um evento para pais realizado no final de 2016, o contou com a presença de Ilza Maria Estrella diretora na Escola Pró-Saber de Porto Alegre, que na ocasião falou a respeito deste conjunto de práticas e teorias que visam tornar a criança mais feliz e independente.

A Dra. Maria Montessori foi quem a partir da analise do desenvolvimento e evolução das crianças pós-guerra na Itália, criando e adaptando o método pedagógico. Defendendo que a educação deve se estender além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola tem que ser a formação integral do jovem, uma “educação para a vida”.

Os princípios do método Montessori devem funcionar em união, assim a criança poderá se desenvolver de forma completa e equilibrada. É necessário observar atentamente a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido.
O método Montessori tem sido utilizado em escolas por todo o mundo, desde o berçário até o Ensino Médio.

Mas se engana quem pensa que o método só pode ser aplicado em ambiente escolar, hoje já é comum alguns pais se preocuparem em ter o espaço da criança em casa totalmente adaptado para os pequenos, assim desenvolvem o potencial da criança no ambiente familiar.

Quarto Montessoriano a cama é adaptada para a criança assim como todos os móveis

Quarto Montessoriano a cama é adaptada para a criança assim como todos os móveis

Ambiente Organizado
Conforme Maria Montessori as crianças absorvem melhor as coisas em um ambiente organizado.  É aconselhável criar seções diferentes em uma prateleira ou mobiliá para armazenar livros, jogos, bonecas, etc.   Tudo em uma altura que seja facilmente alcançável pelas crianças. E sempre incentivar que ao fim da brincadeira tudo seja organizado novamente.

Sala de aula montessoriana

Sala de aula montessoriana

Trabalho
Porque se chama trabalho e não brincadeira? Conforme Ilza , quando a criança está fazendo todas essas atividades ela esta realizando o trabalho de desenvolvendo e conquista, e tira aquela coisa que está brincando somente, o tempo todo a criança está manipulando, sentindo, pegando, aquilo é para a sua desenvoltura. Tudo em uma escola montessoriana tem um porque e um pra que, nada é sem um objetivo.A sala de aula é vista como um local de aprendizado.

Crianças realizando as suas atividades

Crianças realizando as suas atividades

Se você quer saber um pouco mais aqui em Santa Maria o site eu adoto montessori fala um pouco mais a respeito do método e está buscando abrir a primeira escola na cidade. Acesse https://www.euadotomontessori.com/

Fico na torcida para que este sonho da escola montessoriana aconteça em Santa Maria e que os pais possam ter mais essa opção de ensino para os seus filhos

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE
24 de outubro de 2016

Tendência Acessórios by Ugalde Semi Jóias

Moda
ler
29 de janeiro de 2016

Baile de Carnaval da Vogue

Eventos, Moda
ler
23 de março de 2016

5 lanches baratos em Santa Maria

Estilo de Vida
ler

Tayne Alcântara

Publicitária com licença para criar e fazer tudo que acredita.

Nestes últimos anos experimentei a vida de empreendedora e abri com a minha amiga e sócia a nossa empresa de eventos (Cereja Criativa) e realmente achei o meu lugar. O Blog Achados da Tay é onde compartilho tudo que encontro, experimento, vivo no meu dia a dia, e por causa dele surgiu o Bazar da Tay, um evento voltando ao slow fashion. Te convido a entrar neste meu mundo louco e cheio de ideias, experiências, dicas, lugares, eventos e tudo que for de bom. Propague boas ideias!!!